- 13 Técnicas de Gamificação e como aplicá-las a treinamentos
Postado por : Unknown
segunda-feira, 23 de março de 2015
Se você participa, desenvolve ou simplesmente se interessa
pela indústria do e-learning já escutou o termo gamificação (do inglês
gamification). Soa divertido, certo? Mas tem muito mais por trás da gamificação
que somente distribuir prêmios e rankings.
A gamificação em e-learning é a aplicação de elementos de
jogos e técnicas de jogos a elementos que não são jogos, como conteúdo de
treinamento online em um esforço de torná-lo mais divertido e envolvente. Em
outras palavras, é o uso da mecânica de jogos para encorajar aprendizes a
explorar e aprender à medida que evolue em direção a um objetivo final.
Quais são essas técnicas de gamificação e como aplicá-las ao
e-learning? Aqui vão algumas idéias para começar:
1) Narrativa:
Uma peça chave de muitos jogos é a narrativa, ou a história
por trás do jogo. Essas histórias incorporam protagonistas (personagem
envolvente), o antagonista (desafio que o personagem enfrenta) e um enredo
(sequência de eventos).
Como incorporar esse
elemento ao jogo?
Criar um cenário é um excelente modo para acrescentar o
elemento de narrativa ao curso. Cenários envolvem personagens que seguem um
enredo ou uma sequência de eventos.
2) Regras
2) Regras
Regras são uma parte fundamental de qualquer jogo para
definir expectativas e parâmetros. Eles informam os jogadores o que pode ou não
ser feito.
Como incorporar esse
elemento ao jogo?
Use instruções específicas e concisas para comunicar as
regras do seu cenário aos aprendizes. Comunique claramente o que você espera
que os participantes façam em cada passo do curso, e certifique-se que eles
nunca tenham que adivinhar o que fazer.
3) O
Controle do jogador
Ter controle sobre a jornada e seus resultados é um elemento
comum de muitos jogos. Jogadores adoram sentir-se no controle de seu potencial
sucesso.
Como incorporar esse
elemento ao jogo?
Uma forma de entregar o controle aos jogadores é deixa-los
escolher um avatar ou personagem que aparece no curso. Outra forma é abrir uma
navegação que permita aos participantes controlar como se prossegue pelo
conteúdo. Deixe que os aprendizes acessem o conteúdo desde um Menu Inicial com
diversas possibilidades de escolha ao invés de forçar um caminho linear.
4) Descoberta
4) Descoberta
Jogos normalmente encorajam descoberta e exploração; por
exemplo, pessoas gostam de caçadas por um tesouro escondido.
Como incorporar esse
elemento ao jogo?
Inclua um “brinde”, como um aperitivo de informação extra
com a possibilidade de de ganhar alguns pontos extras.
Lembrem-se, entretanto, que ao mesmo tempo que informações
extras são adicionais divertidos, nunca faça com que um estudante tenha
procurar pela informação crítica que eles precisam saber. Você também deve
certificar-se que que os participantes tenham instruções claras sobre o que
eles estão procurando. Não há nada pior que clicar desesperadamente e sem foco
sem saber porque ou onde procurar.
5) Interatividade
Quantos jogos você já
jogou em que não deve fazer nada? Nenhum! Jogos são 100% simulação e
envolvimento, seja mental ou físico, e você deve sempre estar fazendo alguma
coisa como parte do processo.
Como incorporar esse
elemento ao jogo?
Pense em como tornar o conteúdo mais interativo. Isso não
significa simplesmente fazer com que o usuário “clique” com mais frequência. Ao
invés disso, construa interações significativas que requeiram que o aprendiz
pense e tome decisões. Ao invés de dizer a informação diretamente, faça-os
selecionar a opção correta de uma lista e arrastá-la ao local correto. Ao invés
de apresentar os passos em um processo linear, deixe que o usuário ordene os
passos por eles mesmos. Agregue mobilidade? Transforme-o em um aplicativo!
Jogos são normalmente jogados nos horários livres. À espera
de um ônibus ou antes do início de uma aula. Permita que seu conteúdo seja
consumido nesses momentos.
Como incorporar esse
elemento ao jogo?
Agregue mobilidade? Transforme-o em um aplicativo!
Transformando o conteúdo em um aplicativo, com a possibilidade de uso off-line,
usuários podem executar os treinamentos em qualquer horário! Aumentando a
efetividade do treinamento.
7) Feedback
Feedback é peça chave do jogo. Ele informa o usuário que
suas ações foram registradas e reconhecidas e disponibiliza uma dica ao jogador
sobre como ele está progredindo. Feedback não precisa ser texto. “Desbloquear”
novas funcionalidades, por exemplo, é um tipo de feedback que informa os
jogadores que eles estão indo bem.
Como incorporar esse
elemento ao jogo?
Estrelas, pontos, são formas de mostrar feedback e
conquistas. Utilizando uma barra de progresso também é uma forma espetacular de
prover feedback constante e informar aos jogadores como eles estão se saindo.
8) Restrições de tempo
8) Restrições de tempo
Jogos utilizam restrições de tempo para criar um senso de
urgência, que pressiona o jogador a pensar e agir rapidamente.
Como incorporar esse
elemento ao jogo?
Para simular uma restrição da vida real, considere o uso de contagem
regressiva ou um cronômetro em seu quiz. Por exemplo, se seu call-center espera
que as chamadas sejam completadas em menos de 5 minutos, dê a seu cenário um
limite de tempo de 5 minutos para que os aprendizes passem.
9) Aversão
à perda
Aversão à perda refere-se à tendência dos humanos de
preferir evitar perdas à conseguir ganhos. Estudos demonstraram que uma perda é
duas vezes mais poderosa que um ganho, e essa propensão mental é utilizada por
muitos desenvolvedores de jogos.
Como incorporar esse
elemento ao jogo?
Use um sistema de pontos em seu curso para informar os
aprendizes onde eles se encontram e informá-los que pontos podem ser retirados
em caso de respostas incorretas. Você poderia utilizar também um medidor de
progresso visual, assim como mapas e checkpoints, que mostrem ao aprendiz se
ele está avançando ou retrocedendo à medida que ele percorre o conteúdo.
10) Jogo contínuo
10) Jogo contínuo
Jogo contínuo é a possibilidade de um jogador de retomar o
jogo onde ele parou e continuar o jogo.
Isso significa que se um jogador “perde” um jogo ele pode recomeçar e tentar
novamente quantas vezes ele quiser.
Como incorporar esse
elemento ao jogo?
Deixe que os jogadores prossigam! É um ótimo sinal quando
jogadores tentam novamente ou revisitam um conteúdo. Isso significa que eles
estão interessados e intrigados. Lembre-se: Você que encorajar e incentivar
seus visitantes a aprender, portanto, se eles quiserem revisitar o conteúdo do
curso, por quê não deixa-los?
Uma forma de incorporar o jogo contínuo em seus cursos é permitir
que os estudantes refaçam o quiz caso eles falhem. Outra forma é permitir uma
segunda tentativa caso respondam uma pergunta incorretamente.
11) Recompensa
Pontos extras ou recompensas fazem com que as pessoas
sintam-se bem e são amplamente utilizados em diversos tipos de jogos.
Como incorporar esse
elemento ao jogo?
Considere a distribuição de “pontos extras” a aprendizes
para perguntas mais difíceis ou tornando possível a conquista de recompensas
extras baseado em escolhas corretas.
12) Níveis
12) Níveis
Atingir fases ou níveis diferentes, objetivos ou desafios é
um tópico comum entre games.
Como incorporar esse
elemento ao jogo?
Uma idéia: ao invés de incluir capítulos ou módulos,
organize seu conteúdo em “fases” e desbloqueie as fases quando o jogador
responder corretamente ou atinja certo número de pontos.
13) Competição
Rankings e tabelas de classificação são mecanismos muito
populares para encorajar uma competição no mundo dos games. Rankings
classificam os jogadores e suas pontuações, e as pessoas adoram porque trazem
reconhecimento de suas habilidades e esforço.
Como incorporar esse
elemento ao jogo?
Use uma página corporativa ou seu LMS para informar os
aprendizes como seus colegas de trabalho estão progredindo. Seja consciente,
entretanto, quanto ao tipo de informação que você está compartilhando; tornar
públicas pontuações baixas pode ser embarassante para os estudantes.
Lembre-se: para acrescentar gamificação a seus cursos e
comunicações, os elementos de jogos precisam ser cuidadosamente pensados,
planejados e “designed”. Interessado em saber mais sobre gamificação ou
implantar um projeto em sua empresa?
Entre em contato conosco!
Artigo escrito com contribuição do blog: e-learning
heroes.
Muito bom!
ResponderExcluirexcelente obg vou usar como referência no meu artigo.
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