Postado por : Skills Brasil segunda-feira, 20 de abril de 2015


Saímos do Brasil e fomos buscar referências de bares e restaurantes que inovaram na comunicação com seus clientes e, claro, tiveram sucesso. Analisamos seus objetivos, o que fizeram e resultados. A conclusão é esse artigo, com 3 casos interessantes espalhados pelo mundo. Enjoy.

Caso 1: Tacolicious
Tacolicious é uma taqueria na bahia de São Francisco, que se diferencia pelo uso de ingredientes frescos e uma abordagem nova da comida mexicana. Ganhou reputação pela qualidade da comida e atmosfera dos locais, abrindo 4 unidades na cidade Californiana.
Estando encrustada no Vale do Silício, não poderia se esperar uma abordagem diferente: Tacolicious criou um aplicativo móvel, estendendo seus esforços de marketing para alcançar o mercado mobile em explosão.
Não poderíamos estar mais felizes com as respostas dos clientes do App Tacolicious. Os pedidos online aumentaram e nossas push notifications* do happy-hour 'Segunda Margarita' lotaram a casa, comenta o proprietário.
Desde o lançamento do App, a tacolicious cresceu sua base de clientes em 28%, teve aumento de 62% em seus pedidos online pelo App, conquistaram novos clientes através de indicações em redes sociais e lotaram os bares nos dias de happy-hour devido aos convites via push notifications.
Caso 2: Papa Luigis 
Pizzaria com três restaurantes - delivery e mesas no local - baseada em Wisconsin, EUA, procurava por uma ferramenta efetiva de comunicação com seus clientes. Veja o comentário do seu proprietário após o lançamento do App Papa Luigis:
O App é fantástico! Dêmos aos nossos clientes a flexibilidade de nos ligar ou reservar diretamente do App e podemos incentivar o retorno dos clientes com ofertas e comunicações diretamente no celular".
Os benefícios reportados no projeto foram os seguintes: ganho de novos clientes, aumento no retorno de clientes, aumento do ticket médio, impacto nas redes sociais com aumento no número de seguidores e aumento na interação com os seguidores.
As principais funcionalidades que geraram os resultados acima foram: Click to call para contato direto pelos clientes, localização GPS para novos clientes, comunicação de ofertas pelo App, reserva pelo celular, galeria de fotos e menu.
Caso 3: B-Bar
Bar-restaurante-lounge de luxo em Nova Delhi, ocupa uma área de cerca de 1000 m2 e permite a acomodação de 330 clientes além de 4 salas de jantar privadas. B-bar opera desde 2012 oferecendo comidas asiáticas com fusões internacionais.
Apesar das ações de branding, PR, advertising e boa localização terem assegurado um lançamento de sucesso, os executivos da casa buscavam uma forma de:
  • Colocar sua marca nos smartphones de seus clientes
  • Permanecer como top of mind
  • Criar uma base leal de clientes frequentes, aumentando a lucratividade da operação.
O App permitiu:
  • Envio de push notifications
  • Fan wall: upload de fotos dos próprios clientes ao vivo no App
  • Galeria, com fotos do local e pratos
  • Música: streaming de músicas no estilo B-Bar
  • Reservas no App
  • Cartões de fidelidade
Logo nos primeiros 30 dias de lançamento do App foram feitos +300 downloads e 5 reservas in-app.
Concluindo: É claro que ações de mobile marketing isoladas não garantem o sucesso de um empreendimento. Entretanto, somadas a uma proposta de valor diferenciada e uma estratégia de comunicação consistente, conquistam novos clientes, aumentam sua frequência de visitas e volume de pedidos online.
O que acha?
Caso queira entender como lançar um App para seu bar ou restaurante, fale com a gente na http://skillsbrasil.com.br.
Notas: * Push notification: envio de mensagens ao celular via App.
Contribuições de: Shoreline, Appyli, Snaplion.

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