Postado por : Skills Brasil quarta-feira, 15 de abril de 2015


Negócios de diversos setores deram um salto de crescimento com uma receita “simples” e baixo investimento: lançaram um canal mobile para relacionamento com seus clientes.

O objetivo é comum a todas as iniciativas que acompanhamos: Incrementar os resultados. O foco, entretanto, varia de acordo com o setor, tipo de serviço e posicionamento de cada companhia, estando centrados em ganho de eficiência, fidelização ou aumento de vendas. Citamos três exemplos de como empresas de pequeno porte atingiram esses objetivos através de soluções mobile. Antes disso, abordemos alguns dogmas sobre o assunto.

O uso de smartphones deixou de ser solução de nicho há tempo. Em 2014 46% da população acima de 65 anos nos EUA possuia smartphone, chegando a 86% entre 25-34 anos. O índice no Brasil é certamente mais baixo, mas por pouco tempo. Segundo pesquisa do Google no Brasil, eram 40 milhões de consumidores multitela no país em 2014, crescendo 30% em relação a 2013. A penetração de smartphones chega a 50% para os usuários abaixo 35 anos - segundo a mesma pesquisa - sem considerar a segmentação por classes sociais. Seus consumidores são classe A, B, C? Se a resposta é sim, então a maior parte dos seus consumidores tomam decisões de compra ou compram pelo celular. Mas como empreendedores têm se beneficiado do canal mobile?

Se o momento da sua empresa é de conquistar novos clientes, deve estar amplamente presente na web. Especialmente se vender ao consumidor. Praticamente toda compra é precedida de pesquisa online e cada vez mais desde o smartphone. Alguns dados a suporte: mais de 30% de todas as pesquisas de restaurantes é feita via mobile; mais de 53% das compras é precedida de busca no smartphone; mais de 51% dos viajantes de negócios obtêm informações no smartphone. Portanto, recomendações: ter um website responsivo é FUNDAMENTAL. Lançar uma Mobile App é um enorme diferencial contra seus concorrentes.

Caso sua marca precise fidelizar os clientes, o canal mobile é incomparável para oferecer uma experiência única de compra. Lance um App da sua empresa ou produto e permita a compra de seus produtos ou serviços em qualquer lugar; garanta a reserva de mesas com comodidade; publique as fotos dos seus clientes para maior engajamento; crie programas de fidelidade; faça pesquisas de satisfação.

Para aumentar as vendas a clientes existentes, esteja sempre junto a seus consumidores. Habilite um e-commerce em seu App: crie descontos para usuários com volumes e alta frequência de compra; ofertas exclusivas no Mobile; pedidos de entrega em casa; lance coleções e descontos especiais para os usuários Mobile; encaminhe push-notifications (para quem não conhece são mensagens dos seus aplicativos na tela do seu celular) relevantes para seus clientes fiéis, com promoções regionalizadas e interessantes.

E o último dogma: “Em tempos de crise como posso dedicar 4 meses do meu tempo e dinheiro para lançar uma solução avançada como essa?”. 

A resposta é simples!
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