Postado por : Skills Brasil segunda-feira, 18 de maio de 2015

Os americanos têm um excelente ditado: “Você nunca terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão”(1). Sua apresentação institucional (ou comercial) é a primeira - e talvez única - oportunidade de impactar seu cliente. Cuide dela com muito carinho e aumente suas taxas de sucesso.


A verdade é que julgamos sim, livros pela capa, pessoas pela aparência, e, claro, empresas pela sua forma de comunicar. O produto ou serviço de uma empresa pode ser valorizado ou depreciado dependendo de aspectos secundários aos principais atributos da entrega. Aí vão alguns exemplos.

- Restaurantes e bares aprenderam há bastante tempo que a atmosfera do lugar, limpeza, banheiros cômodos, simpatia dos atendentes são tão importantes quanto a qualidade dos pratos, temperatura da cerveja ou preço. Você sentaria com seus filhos em um restaurante sujo e com mesas velhas caso não tivesse uma forte recomendação?

- A Hyundai conquistou o mercado brasileiro rapidamente com carros de design diferenciado e publicidade de qualidade.

- Imagine um Iphone em um case de Startac (lembram-se dos primeiros celulares Motorolla, não?). Você o compraria? 


O bom design agrega valor a tudo o que consumimos. Vale notar, entretanto, que são muitos os sentidos a serem trabalhados em uma apresentação comercial de impacto. Fazendo um paralelo com nosso dia a dia, comemos um prato com os olhos e o olfato muito antes de sentirmos o sabor da comida. O mesmo vale para um material de comunicação corporativo. A beleza é fundamental, mas o movimento, a interatividade, o toque, o som, a emoção podem mudar completamente a percepção e atenção do seu cliente a seus diferenciais. Para isso, use a tecnologia apropriada, a plataforma mais efetiva.

O Powerpoint é um software fantástico, não me entenda mal. Garante flexibilidade e agilidade na construção de conteúdo para apresentação. Entretanto, procure produzir materiais desenhados primariamente para uso em tablets. Produza um touchbook. Um material que permita não só agilidade ao apresentador para utilizá-lo em qualquer local e com muita rapidez mas que permita o uso de efeitos de animação, áudio e interação infinitamente maiores que um laptop.

O simples uso de um IPAD em uma apresentação comunica qualidade, inovação, alta-tecnologia. Agregando-se um design efetivo, movimento, vídeo, áudio, você tem muito mais chance de capturar a atenção do seu cliente, conquistar credibilidade e atingir seus objetivos. São muitas as plataformas que permitem lançar conteúdo em formato touchbook. Podemos abordar esse tema em outra oportunidade em nosso blog.

Finalmente, deve-se planejar e produzir com muito cuidado o conteúdo. Focar em poucos tópicos e diferenciais da empresa é fundamental. Deixe os detalhes e explicações como possibilidades de acesso secundários, para serem acessados após a conquista inicial do cliente. O formato touchbook permite navegação rápida entre tópicos, garantindo agilidade quando um cliente exigir maiores detalhes, cases, especificações.  

 Muitas são as possibilidades e estilos de comunicação, que devem ser decididos de acordo com o momento do contato, tipo do produto ou serviço e posicionamento da empresa. Por exemplo, uma apresentação institucional de uma companhia com amplo portfólio terá um enfoque diferente de um material comercial para suporte ao processo de venda de um produto específico. Os objetivos de negócio, o perfil do cliente, o processo de venda levarão a formatos diferentes de abordagem.

Note que alta tecnologia e design de qualidade não são exclusividade de grandes empresas com bugdets milionários de marketing. Material de comunicação de qualidade está ao alcance de pequenas e médias empresas com investimentos muito razoáveis. Benefícios da maturidade tecnológica de soluções e dispositivos móveis conquistados nos últimos anos.

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Caso se interesse pelo tema ou queira melhorar sua forma de comunicar, fale conosco na skillsbrasil.com.br.


(1) Ditado em inglês:  "You never get a second chance to make a good first impression".

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