Postado por : Skills Brasil sexta-feira, 15 de maio de 2015


Seja um concerto ao ar livre, um congresso de negócios ou uma feira de produtos de varejo, o lançamento de um aplicativo móvel pode revolucionar a experiência do usuário e o resultado do evento. 


Comecemos pela preparação nos dias que antecedem o acontecimento. Não há nada melhor para engajar seu público que criar uma atmosfera adequada, trabalhar a expectativa, dar amostras do que ele viverá. Um App é perfeito para isso. Inclua teasers, promoções interativas. E tudo, claro, linkado com as redes sociais mais adequadas ao seu estilo: Twitter, Facebook, Instagram. Campanhas bem boladas viralizam sua promoção e divulgam o próprio App. Use push notifications para preparar e envolver seu público.

Aliás, como vencer a primeira barreira? Como incentivar o download do App? Simples, inclua promoções para os aspirantes a participantes e agregue no próprio App o ingresso do evento. Note que o show é uma oportunidade única para penetrar em sua base de clientes. Quando você terá outra chance de alcançar um número tão grande de clientes com um canal de comunicação direto e interativo? Esse talvez seja o maior retorno de Apps para eventos. O organizador ou o patrocinador tem a oportunidade de converter esse App após o congresso em uma nova ferramenta de comunicação. 

Você se deu conta da dimensão dessa oportunidade? Entrar no smartphone do seu cliente já foi conquistado. Agora replaneje o App, atualize-o e transforme sua forma de comunicar. Crie um canal de vendas, um canal de atendimento, um showroom. Você está junto a seu cliente. Aproveite!

Uma vez que o visitante está no congresso, auxilie-o a gerenciar sua agenda. Não é fácil participar de todas as palestras, assistir a todos os shows e ainda visitar stands de patrocinadores e marcar encontros com fornecedores e parceiros. Inclua um gestor de agendas em seu App, integre-o com eu calendário.

Permita visibilidade a seus patrocinadores e expositores, inclua mapas do hotel ou centro de exposição, detalhes sobre hospedagens, transporte, pontos turísticos na localidade. Garanta um período de alegria a seu visitante e ele se lembrará com prazer da experiência dentro e fora do evento.

Caso haja produtos associados ao tradeshow ou aos principais patrocinadores, inclua um M-commerce no App. Rentabilize. Venda bebidas, comidas, além de souvenires. Por que não? Ninguém gosta de esperar em filas. Em caso de lembranças, permita a retirada no local ou entrega em casa.

Não se esqueça, por fim, de recolher feedback, para cada palestra, cada particularidade. Compartilhe em tempo real com os palestrantes, dê retorno ao público, mostre sua atuação em tempo real com push notifications. 

Como toda plataforma digital que se preze, ao final do evento você saberá de onde vieram seus clientes, o que consumiram no seu App, quando e quanto tempo o utilizaram, quais conteúdos acessaram. Fantástico, não? Analytics garantem um entendimento profundo da usabilidade da solução.

Tudo o que mencionamos pode e deve ser integrado em seu aplicativo móvel. Única atenção: tempos de publicação nas lojas de aplicativos. Google play é extremamente ágil mas App Store pode levar mais de 10 dias até sua publicação.

Eventos exigem preparações árduas e períodos dramáticos aos organizadores às vésperas de seu início. Sabemos que muitas decisões são tomadas de última hora. Para evitar maiores sobressaltos busque uma empresa especializada que te auxilie nesse percurso. E não se assuste, o investimento não é elevado.

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Faltam 15 dias para o seu evento? Liga pra gente! Ainda dá tempo.


Bom evento!

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