- Como você faz a gestão de sua equipe de vendas?
Postado por : Skills Brasil
quinta-feira, 9 de julho de 2015
Multiplique a performance em sua equipe de vendas
O gerente de vendas é o responsável por motivar, treinar e dirigir a equipe de vendas, além de, continuamente, buscar resultados mais expressivos, superando as metas estipuladas.
Uma característica básica é a liderança e atuar como um coach de vendas faz com que os vendedores compreendam que o verdadeiro papel da pessoa por trás das vendas é auxiliar e não apenas cobrar.
Traçar os objetivos comerciais, cobrar resultados em meio ao processo de vendas e detectar falhas e acertos, estimulando e auxiliando a equipe a aumentar a eficácia/eficiência nas vendas não é tarefa fácil para o dia a dia, ainda mais se estivermos falando em crise.
Ao mesmo tempo, eles devem estar o máximo de tempo fora da empresa, atendendo clientes, fazendo nos contatos e aumentando a rede de relacionamento.
Ao mesmo tempo, eles devem estar o máximo de tempo fora da empresa, atendendo clientes, fazendo nos contatos e aumentando a rede de relacionamento.
Como então multiplicar a performance de vendas?
Existem 4 pontos que quando bem definidos, auxiliam na organização dos seus objetivos, promovendo um maior controle sobre as atividades:
Planejamento:
- Analise todos os aspectos que fazem parte da área de vendas: processos, pessoas da equipe, finanças, tecnologias, material de apresentação, apoios internos e externos.
- Defina claramente os objetivos e quantifique as metas comerciais, tornando-as claras e práticas para todos os componentes da equipe.
- Defina o que será feito e por quem, estabelecendo sempre o prazo limite para a conclusão.
Organização:
- Coloque as pessoas certas nos lugares certos. “Primeiro quem”, depois o restante...
- Distribua as tarefas com assertividade.
- Delegue autoridade, apoiando os responsáveis.
- Defina normas e regras para direcionar o modelo mental e o perfil das decisões.
Direção:
- Crie um ambiente de trabalho voltado ao profissionalismo.
- Embase suas conversas e atitudes em fatos, dados e evidências, nunca em “achismos”.
- Entusiasme todos da equipe, mantendo-se também entusiasmado.
- Oriente e dê apoio, buscando o desenvolvimento das pessoas.
Controle:
- Acompanhe diariamente todas as atividades da equipe, avaliando resultados, rastreando as causas dos erros e aprimorando os acertos.
- Corrija os erros imediatamente, atuando nas causas. Individualmente, quando as falhas forem de um só membro da equipe, e coletivamente quando todo o grupo necessitar evoluir.
- Monitore os resultados, procedimentos e comportamentos.
- Tenha indicadores de desempenho e metas individuais, por equipe e para a empresa
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Um abraço
Michelle D’Angelo
Marketing & Design Manager na Skills Brasil
@michelledangelo
Skype: michelle.lage
E-mail: michelle.dangelo@acskillsgroup.com