Postado por : Skills Brasil quarta-feira, 1 de julho de 2015

Conheça como você pode aumentar a divulgação 

do seu negócio com as Mídias Digitais.


A população brasileira está quase integralmente conectada à internet. Pessoas de todas as idades, regiões geográficas, credos, profissões, acessam a web, redes sociais e possuem um smartphone. Mesmo nesse vasto universo, a publicidade online permite precisão na comunicação de uma marca ou produto, com interatividade, conversão em vendas e baixo custo. Nesse contexto, a mídia programática tem lugar de destaque. 

Mídias tradicionais como TV, rádio e veículos impressos têm grande abrangência, atingindo enormes audiências. Entretanto, quantas dessas pessoas reúnem o perfil dos seus clientes? Quantos expectadores e com qual perfil efetivamente viram seu anúncio? Quando? Em qual local? Essas questões serão dificilmente respondidas em qualquer ação publicitária tradicional. Uma simples pesquisa para análise do efetivo retorno sobre o investimento (ROI) realizado pode ser mais cara que o próprio anúncio.

Empresas com atuações de nicho, onde os clientes têm uma segmentação específica, seja devido à sua localização geográfica ou hábitos comportamentais, sofrem de uma dispersão demasiado elevada para que ações publicitárias pela TV, rádio ou jornais/revistas sejam vantajosas. Especialmente caso a verba publicitária não permita ações em diversos veículos, canais e momentos. Investimentos em mídia digital são ainda mais recomendados nesses casos.

Tal qual a própria internet, as tecnologias de mídia online evoluíram nos últimos anos, criando-se o atual ambiente de mídia programática. Formou-se um ecossistema onde participam os donos de inventários - portais, blogs, redes sociais; os investidores - agências, marcas; além dos qualificadores da audiência, que aumentam a precisão da comunicação. Todos conectados por empresas que operam como bolsas de valores, interconectando compradores e vendedores em modelos comerciais bastante variados, desde ofertas em tempo real até acordos mais específicos. Os produtos (inventários), por sua vez, são negociados por impressões (visualizações do conteúdo) ou clicks realizados.

A maior inovação está justamente na forma como todo o processo ocorre e as possibilidades que ele permite. Ao visitar um website, consumir um produto, vídeo, rede social, deixamos rastros digitais, mais conhecidos como “cookies”, pequenos arquivos que armazenamos em nossos dispositivos enquanto navegamos. Com base em nossos hábitos digitais, pode-se inferir nosso perfil. Ao acessar um site, esse divulga nosso perfil, que é negociado no mercado global, e o maior lance com aquelas características vence a disputa e tem a possibilidade de ser visualizado no navegador. Tudo ocorre em milésimos de segundo, com elevada precisão e confiabilidade.

Uma vez definido o perfil do cliente, configurado o anúncio, pode-se levar o visitante ao website da marca, ao e-commerce, a um hotsite promocional, a um game. A criatividade é o único limite estabelecido. Tudo acompanhado por relatórios detalhados, associando-se a taxa de acessos a seus sites com as campanhas efetuadas, perfis, canais e claro, quantos desses acessos tornaram-se oportunidades, quantos converteram-se em vendas. Essas métricas guiarão as novas iniciativas, investimentos e melhorias.

Para pequenas e médias empresas, com verbas de marketing reduzidas, campanhas efetivas, que podem ser mensuradas com precisão, asseguram o retorno sobre o capital investido. Mais do que isso, após a iniciativa, pode-se claramente definir o custo de aquisição de um cliente e planejar o investimento necessário para atingir-se os objetivos comerciais almejados. 

Os níveis de investimentos envolvidos também são reduzidos. Um CPM, ou mil impressões, podem ser negociados a centavos de reais ou dezenas de reais. As verbas totais investidas, por sua vez, podem ser tão altas ou baixas quanto a capacidade de investimento de sua empresa.

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Um abraço,

Renato Bueno
Managing Director Skills Brasil
@rvbueno   

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