Postado por : Skills Brasil quinta-feira, 16 de julho de 2015

Como fazer um bom marketing na era dos Millennials



Em novos tempos digitais, os desafios aparecem constantemente e nos forçam a mudar a trajetória de ideias e pensamentos a todo tempo.
Fazer um planejamento estratégico a longo prazo se torna inviável, e novas ações tem de ser tomadas de forma rápida e assertiva.

Essa é a era dos Millennials.

Antes de mais nada, vale salientar que essa geração é flexível, aceita mudanças e precisa delas constantemente.
Jovens, nascidos entre 1980 e 2000, hoje ocupam a maior parte do mercado como líderes, chefes, gestores e ainda, nada mais nada menos, que o mercado consumidor.
Influenciadores e decisores, este grupo busca experiências e informações que tenham valor e promovam a lembrança da marca de forma positiva, sem soar como superficial ou persuasiva.
A junção do M do Marketing com o M de Millennials, formam o que chamo de 2M's da nova era, onde a integração só pode ser perfeita, se a relação for construida com transparência, honestidade e confiança.
E como lidar com esse pessoal? Como fazer um marketing direcionado e focado neste grupo que nasceu na entrada da era digital? Como passar solidez e ser realmente comercial?


Seja atrativo mas não invada o espaço alheio



Um dos itens que se destaca entre estes jovens é a sobrecarga por dificuldades financeiras mais do que as gerações anteriores, o que os torna céticos em relação às marcas. Se preocupam em perder o emprego, enfrentar dificuldades. Buscam toda informação na internet e confiam muito mais em indicações de amigos do que em um anúncio em si.
Estes literalmente formam a letra P de pessoa nos novos “5 P’s”.
E nesse meio a comunicação deve ser espontânea, natural. O consumidor absorve e interage com a comunicação, criando um vínculo de conexão pessoal com a marca.
As redes sociais podem auxiliar e muito nesta tarefa, utilizando-se de estratégias divertidas para mexer com a emoção dos jovens e viralizar o conteúdo. E não precisa de divulgações excessivas, quantidades não os atraem.
Seja autêntico e original sem perder a utilidade


O comportamento desta geração comumente é atraído por uma comunicação relevante, que surpreenda e instigue a busca por mais informações. O marketing de conteúdo ou Inbound Marketing quando aplicado corretamente em campanhas digitais, faz bem esse papel, ofertando aos consumidores aquilo que eles desejam: uma relação de confiança e proximidade com a marca.


Demonstrações de seus produtos ou serviços por meio de vídeos, imagens e textos interessantes é uma forma de inserir a sua marca nos hábitos de compra e na vida dos consumidores, visto que cerca de 80% deste nicho assiste conteúdos audiovisuais enquanto compram produtos online*. É a forma de vivenciar uma experimentação de acordo com a visão de uma terceira pessoa.
Eles podem se influenciar, por exemplo, por alguma causa que a companhia apoie, optar pela escolha de um produto A ou B pelo real posicionamento da empresa, se identificar com os valores e visões das organizações, desde que estes sejam legítimos, ou ainda recebendo recomendações de outros usuários sobre os benefícios do produto.


Já notou que estamos na era digital?


As mudanças devem partir de dentro para fora, isso porque essa geração de Millennials, transformaram não somente o consumo, mas também as formas de relacionamento e métodos de trabalho.
Quem quer falar para o jovem precisa pensar como um. Se conseguir entender o seu próprio funcionamento fica mais fácil atingir o consumidor.
Esse público gasta a maior parte do seu dia na internet, o que proporciona às marcas a oportunidade de estarem mais próximas aos seus clientes. Porém, o excesso de informação peca neste resultado, quando as marcas querem falar a todo o momento com esse público. Quando a rede e a mensagem perdem a relevância, satura a imagem da marca e distancia seus possíveis seguidores, fazendo com que alternem entre outros canais de comunicação existentes, ou simplesmente deixem de fazer parte desse ciclo buscando outras alternativas. O forte dessa geração com certeza é a criatividade e geração de oportunidade.
Ainda que a web seja importante, outros canais não podem deixar de receber investimentos principalmente em ações nos locais que frequentam. Aproveite as ações de trade e eventos pontuais para promover experiências, renovar o engajamento e estabelecer laços. São ações fundamentais para aproximação com o seu cliente.

Parece mesmo difícil compreendê-los, até porque eles vivem orientados ao incrível. Mas vale ressaltar que "para sobreviver devemos sempre nos adaptar às mudanças", conceito imortalizado por Charles Darwin.
Então esteja próximo ao seu cliente, mas respeite o seu espaço, seja autêntico e verdadeiro, demonstre honestidade em suas propostas de valores, não cometa excessos mas marque a sua presença, analise e compreenda como funciona o comportamento desses jovens e ofereça oportunidades incríveis para que vivenciem os produtos e serviços.

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Para conhecer melhor a nossa atuação nesse mercado acesse o nosso site skillsbrasil.com.br.

Um abraço,



Michelle D’Angelo
Marketing & Design Manager na Skills Brasil
Skype: michelle.lage
E-mail: michelle.dangelo@acskillsgroup.com

*Dados da pesquisa realizada pela HubSpot em parceria com a Sambatech disponíveis no e-book: “Como trabalhar seu Marketing com os Millennials”, 2015.

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