Postado por : Skills Brasil segunda-feira, 23 de novembro de 2015


O mercado brasileiro de Food services deve fechar 2015 com quase R$150bi de faturamento. Grande parte desse volume é delivery, que vem crescendo a uma taxa de 15% a/a. Como no mercado hoteleiro, o setor viu uma explosão de demanda da internet, concentrada em portais como o pedidos já, ifood, restauranteweb. Ao mesmo tempo que esses canais são excelentes geradores de leads, são também um custo elevado sobre a venda, impactando diretamente a lucratividade do negócio - foco primordial em tempo de crise econômica. Mas o que os restaurantes delivery podem fazer?

Mantendo a comparação com os principais hotéis brasileiros, as grandes marcas hoteleiras têm investido em marketing digital e estratégias de fidelização para incentivar os clientes a migrarem para seus canais diretos: seus próprios websites. A oferta de programas de benefícios associados a descontos têm se mostrado uma estratégia efetiva de conversão de vendas. Os clientes encontram a marca pela primeira vez através dos grandes portais, adquirem o quarto e, durante a estadia, o hotel procura educar o cliente a dirigir-se diretamente ao canal direto motivado pelos diversos benefícios. Mas como seguir o mesmo caminho em de delivery de comida? 

Em um primeiro momento uma pizzaria, ou restaurante japonês questionaria: não sou capaz de efetuar os mesmos investimentos que um hotel. A boa notícia é que não é necessário um grande investimento. A evolução da tecnologia nos últimos anos permite o lançamento de portais de venda na internet e aplicativos móveis com investimento reduzido.

Enquanto sites responsivos são uma alternativa interessante para pedidos online, são aplicativos para restaurante que oferecem o maior potencial de conversão de clientes.


Apps para delivery permitem o acesso rápido, além de salvar os principais dados do usuário, facilitando seu pedido: poucos cliques e  pronto. Apps oferecem uma experiência de navegação no cardápio mais veloz, com acesso mesmo em conexões de internet medianas, muito comuns no Brasil. O mais interessante entretanto, é a possibilidade de criar programas de fidelidade e cartões/vouchers de desconto integrados no App. A motivação principal para que os clientes migrem para o novo canal. 

Instrua seus entregadores a comunicar a promoção aos clientes em cada entrega. Apresente os benefícios de vouchers de desconto e programas de fidelidade do App. Você se surpreenderá com o volume de downloads obtidos rapidamente.

Uma vez que o cliente tenha baixado o App com a sua marca, as possibilidades são infinitas: Envie push notifications (mensagens no App) com promoções específicas, localizadores da unidade mais próxima ou cobertura de entrega através do GPS. Um restaurante chinês, comidas saudáveis ou sanduíches pode lançar promoções, divulgar novidades. Integrando seu conteúdo com redes sociais, a casa incentivará o compartilhamento nos canais onde está presente, gerando ainda mais leads e conquistando novos clientes.

Finalmente, recomendamos a criação de um App com a marca do próprio restaurante: fuja de produtos genéricos e reforce seu nome e sua relação com os clientes, que efetivamente a carregarão consigo dia e noite, e possivelmente olharão pra ela dezenas de vezes ao dia. Pintando uma fome... Clique!

Lançar um App para seu restaurante delivery permite não só a migração de clientes para um canal de custo zero como permitirá a elevação da frequência de consumo de seus clientes.


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A Skills Brasil tem um excelente produto para construir seu App, com sua marca e todas as funcionalidades que conversamos com rapidez e baixo custo. Conheça o App Bar e Restaurante ou assista aqui um vídeo bacana sobre a solução.

Boas vendas!

Renato Bueno
@rvbueno
Managing Director Skills

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