Postado por : Skills Brasil terça-feira, 31 de outubro de 2017














O marketing sempre sofreu alterações rápidas e constantes. 
É preciso sempre estar antenado à novidades e novas tendências, além de captar a movimentação das empresas mais maduras do mercado para entender para onde estamos indo e onde chegaremos.

Com os meios digitais não é diferente. Atualmente as mudanças são tão rápidas e constantes que mesmo as empresas mais estruturadas digitalmente sofrem com as mudanças, não conseguindo acompanhá-las com a mesma agilidade com que acontecem.
Este ano, em março e abril respectivamente, os especialistas Nadav Olmert @nadavolmert e Scott Rigby @rigbyscott revelaram em seus artigos alterações significativas para o momento digital atual.
Em pesquisa recente, Rigby, Head of Digital Transformation na Adobe e sua equipe, identificaram 4 elementos que precisam estar em constante equilíbrio para o sucesso e a maturidade das empresas no marketing digital: marketing orientado à dados, à experiência do cliente, ao mobile e o marketing cross-channel. 
  1. Marketing orientado à dados: Use os dados de seus clientes para realmente compreender, ter insights e gerar novas oportunidades. Integre e centralize as informações online e offline para transformar conhecimento em ação.
  2. Experiência do cliente: Esta é a era da personalização, em que o marketing é orientado ao indivíduo. Crie experiências significativas, pense em cada ponto de contato como uma conexão e automatize conteúdos mais personalizados.
  3. Mobile: Dedique tempo e priorize o investimento em sites amigáveis e aplicativos que promovam uma boa navegação e experiência aos usuários de smartphones. Os acessos já ultrapassam os dos desktops e estão a todo momento promovendo uma oportunidade de contato com o usuário.
  4. Cross Channel: É necessário entregar informação de maneira consistente em todos pontos de comunicação. Comece internamente em sua própria organização. Podem ser necessários investimentos em tecnologia, processos, ferramentas e sistemas para garantir uma mensagem homogênea em todos os canais. Entenda o percurso e o ciclo de vida do seu cliente.
Já Olmert, Director of Business Development na DiscoverSDK, identificou 7 pontos relevantes para o ano digital de 2017 e podem ajudar você a checar se a sua empresa está dentro das tendências ou se terá que replanejar a atual estratégia digital. Confira:
  1. Inteligência Artificial Cognitiva: A AI - Artificial Inteligence, compreende uma grande escala de dados utilizando algoritmos que aprendem de máquina a máquina. Com ela, será possível definir o sistema de marketing para prever informações de cada segmento de atuação do mercado e configurar campanhas diferentes em diversos canais com base de segmentação complexa e variada.
  2. A voz do SEO: Alto falantes inteligentes estão sendo vendidos pelas gigantes Amazon e Google. Estes Gadgets fornecem uma experiência totalmente gerenciada pela voz e estão interligados com todos os maiores buscadores do mundo. O marketing de conteúdo terá que "conversar" com o seu público, colocar a voz para funcionar.
  3. Personalização: Aqui novamente vemos esta tendência como um apontamento crucial par ao negócio. As ferramentas de personalização permitem que a experiência de seu usuário seja levada a um nível novo, personalizando as interfaces dos sites para caber nas necessidades de cada individuo.
  4. Segmentação Psicográfica: A capacidade de localizar e identificar usuários com base demográfica e geográfica, e receber dados de forma imediata, tendem a mudar a forma como nos relacionamos com o público. Com a quantidade de dados e avaliações dos usuários e a necessidade do público em avaliarem uns aos outros, é possível determinar exatamente o tipo de comportamento psicográfico das audiências e adaptar a mensagem certa para o público certo, atraindo uma grande base de leads e clientes.
  5. Facebook é REI: Isso mesmo, até poucos anos atrás, Gates falava que o conteúdo era o rei, mas hoje assume seu trono, o Facebook. O Facebook tem realizado muitas alterações para ser utilizado como uma mas principais ferramentas do marketing digital. E não é para menos. Recentemente foi lançada uma ferramenta para anúncios que permite interagir com o público, solicitando aos visitantes diversos tipos de informações, como endereço, e-mail e número de telefone. Outra novidade é o chatbot analytics, uma ferramenta que inicia as conversas com os usuários sobre um produto ou serviço como Messenger. O Facebook Live, já conhecido entre os usuários, também se mostrou uma ferramenta de alto engajamento, proporcionando a conexão em tempo real com as pessoas, aumentando o envolvimento em mais de 175%.
  6. WhatsApp para empresas: Essa pode ser a novidade mais interessante deste ano. Entre junho e julho, uma nova atualização deste aplicativo de mensagens permitirá que as empresas sem juntem a plataforma com perfis empresariais. Uma grande notícia, já que um consumidor médio verifica o telefone 150 vezes ao dia e checa existência de mensagens de texto de 10 em 10 segundos.
  7. Google: O Google é um dos maiores ditadores de tendências digitais do mundo. E em março do ano passado, o Google anunciou o lançamento do Google Optimize 360°. Esta ferramenta testa diferentes variações do seu site e adapta para oferecer a melhor experiência personalizada que funcione melhor para cada cliente. Tudo isso já integrado ao Google Analytics.

O Marketing Digital aparentemente é um enorme emaranhado de informações em diversos tipos de códigos e ferramentas. Acredite, é mesmo! Mas é possível fazer um bom trabalho, pensando sempre na mensagem em que o seu público gostaria de ler antes mesmo de começar a escrever, de forma preditiva.
Bem, espero ter ajudado com a sua busca e de alguma forma somado ao seu aprendizado, ideia, estratégia ou o que quer que tenha a necessidade em nosso mundo digital.
Obrigada por chegarem até aqui, conto com os feedbacks de todos vocês!
Até já!
Michelle D'Angelo

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